O jornal de Empreendedorismo e Inovação do Centro de Portugal
O Centro de Portugal é uma região dinâmica e produtiva, com excelentes motores de desenvolvimento. É também uma região criativa que revela importantes capacidades empreendedoras, as quais conduziram à criação de empresas e produtos com a marca do Centro de Portugal. Empresas que se transformaram em players mundiais respeitados, líderes em várias áreas de negócio, e produtos relevantes que atingiram o topo nos seus nichos de mercado. É importante que estas iniciativas, muitas delas resultantes da actividade de criação de conhecimento e de I&D realizada nesta área geográfica, sejam acarinhadas e devidamente divulgadas como forma de mobilizar a região.
O jornal comCENTRO tem, por isso, os seguintes objectivos principais:
1. Promover as iniciativas de qualidade a decorrer no Centro de Portugal;
2. Incentivar as alterações necessárias para reforçar a aposta na criatividade e no empreendedorismo como forma privilegiada de reactivar o dinamismo do Centro de Portugal;
3. Dar voz aos empreendedores, incentivando e motivando assim o aparecimento de novos empreendedores;
4. Alertar para apoios à inovação e empreendedorismo, dando corpo a uma dinâmica regional que se pretende renovada;
5. Mostrar, alertar e divulgar as descobertas, os desenvolvimentos, as pessoas, os locais e instituições por onde passa o futuro do Centro de Portugal;
6. Realçar as sinergias que é necessário estabelecer;
7. Apontar e desafiar as redes que é necessário constituir e desenvolver;
8. Ser diferente, assertivo, independente e rigoroso;
9. Informar e manifestar opinião;
10. Estar consciente do mundo, daquilo que o faz mover, e ser um elemento motor do Centro de Portugal;
Portugal não tem dimensão suficiente para gerar escala, isto é, as empresas nacionais não podem contar com o mercado nacional para se desenvolverem e serem competitivas. Nem sequer para sobreviver. Por isso, precisam de se aventurar em novos mercados, por esse mundo fora, tirando partido da sua criatividade e capacidade empreendedora. Isto é, devem distinguir-se pela qualidade dos seus produtos, pelos serviços que oferecem, pela sua disponibilidade e pela forma como se apresentam ao mundo: têm de ser diferentes e melhores.
Mas as empresas percebem que esse objectivo exige pessoas criativas que constantemente procuram melhores soluções, mas que também são capazes de se organizar para as colocar em prática.
É por aí que tem de começar um plano coerente de desenvolvimento do país. Pelas pessoas. Pelas novas gerações, em particular. Com o objectivo de criar a consciência colectiva da necessidade de esforço, iniciativa pessoal e original como forma de encarar a vida e planear o futuro. É particularmente importante divulgar o exemplo de empreendedores e respectivos trajectos de vida, bem como demonstrar formas alternativas e originais de trabalhar, para que os jovens possam alargar horizontes e se apercebam que dependem de si, da qualidade da educação que tiveram, mas também, em grande medida, da sua atitude perante a vida. Porque é isso que lhes permitirá aproveitar as oportunidades que a vida lhes proporcionará, mas também criar as suas próprias oportunidades, seja por conta própria ou por conta de outrem.
Conhecimento, espírito empresarial e empreendedor são valências essenciais ao nosso futuro colectivo.
Veja aqui o comCENTRO
(1) http://issuu.com/j_norberto_pires/docs/comcentro_1
(2) http://issuu.com/j_norberto_pires/docs/concentro_2
(3) http://issuu.com/j_norberto_pires/docs/comcentro_3
(4) http://issuu.com/j_norberto_pires/docs/comcentro_maio
Blogger Template designed by N.Design Studio