O Primeiro inCentro foi para o ar no dia 5 de Junho de 2010. Os projectos em destaque foram o "robô dentista" e a Orquestra Clássica do Centro.
O livro destacado foi "Horto da Minha Amada" de Alfredo Echenique.
Pode ouvir o programa aqui.

Espero que goste.

O inCentro é um novo programa de rádio emitido semanalmente pela RRC (Rádio Regional do Centro, 96.2 FM) em colaboração com o iParque e a FCTUC, com o patrocínio do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários. Eu coordeno o programa e participo em todos.

Os objectivos do inCentro, que tem aproximadamente 50 minutos, são os de dar a conhecer um Centro de Portugal dinâmico e empreendedor, capaz de gerar conhecimento e competência que também é capaz de converter em novas ideias e negócios. Mas também uma região que alia ao conhecimento científico uma grande aposta na cultura, procurando desenvolver um ambiente excitante que seja atractivo para os empreendedores capazes de gerar actividade económica relevante.

Este programa semanal apresenta sempre um projecto científico multidisciplinar (ou seja, que conjuga várias disciplinas, por exemplo, engenharia com medicina, etc.) e um projecto/iniciativa cultural. Recomenda ainda um livro por semana.

Assim, com estes objectivos em mente, o programa tem o seguinte alinhamento:

1. Abertura, com uma pequena apresentação do que se vai passar no programa;
2. Reportagem sobre um projecto científico;
3. Comentário breve;
4. Reportagem sobre um projecto/evento/iniciativa cultural;
5. Comentário breve;
6. O livro da semana;
7. Antevisão do próximo programa.

Podem ouvir o SPOT do programa em:
http://robotics.dem.uc.pt/incentro_spot.mp3

Espero que gostem e que marquem encontro connosco aos sábados, das 11:00 às 12:00, na 96.2 FM.

:-)

O jornal de Empreendedorismo e Inovação do Centro de Portugal

O Centro de Portugal é uma região dinâmica e produtiva, com excelentes motores de desenvolvimento. É também uma região criativa que revela importantes capacidades empreendedoras, as quais conduziram à criação de empresas e produtos com a marca do Centro de Portugal. Empresas que se transformaram em players mundiais respeitados, líderes em várias áreas de negócio, e produtos relevantes que atingiram o topo nos seus nichos de mercado. É importante que estas iniciativas, muitas delas resultantes da actividade de criação de conhecimento e de I&D realizada nesta área geográfica, sejam acarinhadas e devidamente divulgadas como forma de mobilizar a região.

O jornal comCENTRO tem, por isso, os seguintes objectivos principais:
1. Promover as iniciativas de qualidade a decorrer no Centro de Portugal;
2. Incentivar as alterações necessárias para reforçar a aposta na criatividade e no empreendedorismo como forma privilegiada de reactivar o dinamismo do Centro de Portugal;
3. Dar voz aos empreendedores, incentivando e motivando assim o aparecimento de novos empreendedores;
4. Alertar para apoios à inovação e empreendedorismo, dando corpo a uma dinâmica regional que se pretende renovada;
5. Mostrar, alertar e divulgar as descobertas, os desenvolvimentos, as pessoas, os locais e instituições por onde passa o futuro do Centro de Portugal;
6. Realçar as sinergias que é necessário estabelecer;
7. Apontar e desafiar as redes que é necessário constituir e desenvolver;
8. Ser diferente, assertivo, independente e rigoroso;
9. Informar e manifestar opinião;
10. Estar consciente do mundo, daquilo que o faz mover, e ser um elemento motor do Centro de Portugal;

Portugal não tem dimensão suficiente para gerar escala, isto é, as empresas nacionais não podem contar com o mercado nacional para se desenvolverem e serem competitivas. Nem sequer para sobreviver. Por isso, precisam de se aventurar em novos mercados, por esse mundo fora, tirando partido da sua criatividade e capacidade empreendedora. Isto é, devem distinguir-se pela qualidade dos seus produtos, pelos serviços que oferecem, pela sua disponibilidade e pela forma como se apresentam ao mundo: têm de ser diferentes e melhores.

Mas as empresas percebem que esse objectivo exige pessoas criativas que constantemente procuram melhores soluções, mas que também são capazes de se organizar para as colocar em prática.

É por aí que tem de começar um plano coerente de desenvolvimento do país. Pelas pessoas. Pelas novas gerações, em particular. Com o objectivo de criar a consciência colectiva da necessidade de esforço, iniciativa pessoal e original como forma de encarar a vida e planear o futuro. É particularmente importante divulgar o exemplo de empreendedores e respectivos trajectos de vida, bem como demonstrar formas alternativas e originais de trabalhar, para que os jovens possam alargar horizontes e se apercebam que dependem de si, da qualidade da educação que tiveram, mas também, em grande medida, da sua atitude perante a vida. Porque é isso que lhes permitirá aproveitar as oportunidades que a vida lhes proporcionará, mas também criar as suas próprias oportunidades, seja por conta própria ou por conta de outrem.

Conhecimento, espírito empresarial e empreendedor são valências essenciais ao nosso futuro colectivo.

Veja aqui o comCENTRO
(1) http://issuu.com/j_norberto_pires/docs/comcentro_1
(2) http://issuu.com/j_norberto_pires/docs/concentro_2
(3) http://issuu.com/j_norberto_pires/docs/comcentro_3
(4) http://issuu.com/j_norberto_pires/docs/comcentro_maio

Neste blog colocarei todos os textos e coisas que vou fazendo. Será o local de onde pode ser encontrada toda a informação. Na verdade, tenha páginas um pouco por todo o lado, e poucas me satisfazem em termos de funcionalidade.
Espero que gostem e visitem!
:-)

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